Biblioteca Pessoal | O Palácio de Inverno


O PALÁCIO DE INVERNO  Stachniak, Eva 


Creio que este seja o primeiro livro das autora, Eva Stachniak, editado em Portugal por isso é provável que, tal como eu, não conheçam a autora. O Palácio de Inverno é uma obra ficção que se inspirou e baseou em diversas biografias de Catarina, a Grande e a sua corte ( Corte Russa), no século XVIII (1744 - 1765).
Era costume na corte a existência de espias, neste livro a jovem órfã chega à corte com apenas dezasseis anos e é treinada para ser uma espia, Varara, rapidamente apreende a arte de espiar e de informadora. É através desta personagem que ao longo do livro será revelado aos leitores muitas das conspirações, intrigas, amores, adultério, de como agiam e viviam as pessoas da corte, fazendo deste modo o enredo que envolve os leitores ao longo do livro. Este livro dá aos leitores uma visão histórica da Rússia bem como de uma corte cheia de segredos e traições, como também uma noção de como estas pessoas viviam neste período. Caso o leiam deixem nos comentários o que acharam.


Sinopse:
Quando Vavara, uma jovem órfã polaca, chega à ofuscante e perigosa corte da imperatriz Isabel em Sampetersburgo, é iniciada em tarefas que vão desde o espreitar pela fechadura até à arte de seduzir, aprendendo, acima de tudo, a ser silenciosa - e a escutar.
Chega, então, da Prússia Sofia, uma frágil princesa herdeira, a potencial noiva do herdeiro da imperatriz. Incumbida de a vigiar, Vavara em breve se torna sua amiga e confidente e ajuda-a a mover-se por entre as ligações ilícitas e as volúveis e traiçoeiras alianças que dominam a corte.
Mas o destino de Sofia é tornar-se a ilustre Catarina, a Grande. Serão as suas ambições mais elevadas e de longo alcance? Será que nada a deterá para conquistar o poder absoluto?

Comentários

  1. Já li e fiquei bastante surpreendida com o final. Por mais ingénuo que possa parecer, acreditei mesmo que fosse uma amizade genuína.

    ResponderEliminar
  2. R: Não conhecia. Só conheci mesmo ao ler este livro, no entanto gostei e acho que vou procurar mais algumas obras dela :)

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia, mas fiquei muito curiosa! =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário